sábado, 11 de julho de 2009

Mayden Moder Milde

Mayden Moder Milde é um poema macarroníco a Virgem Maria encontrado no manuscrito MS Harley 2253, com suas linhas alterando entre o inglês medio e o francês antigo. O poema é do começo do século 14, e o autor é desconhecido.


Texto:

Mayden moder milde,
Oiez cel oreysoun;
From shome thou me shilde,
E de ly mal feloun;
For loue of thine childe
Me menez de tresoun;
Ich wes wod ant wilde;

Ore su en prisoun.

Thou art feyr ant fre
E plein de doucour;
Of the sprong the ble,
Ly souerein creatour.
Mayde, byseche Y the
Vostre seint socour;
Meoke ant mylde be with me
Par la sue amour.

Tho Iudas Iesum founde,
Donque ly beysa;

He wes bete ant bounde
Que nus tous fourma.
Wyde were is wounde
Qe le Gywz ly dona;
He tholede harde stounde
Me poi la greua.

On stou ase thou stode,
Pucele tot pensaunt,
Thou restest the vnder rode,
Ton fitz veites pendant.
Thou seye is sides of blode,
Lalme de ly partaunt;

He ferede vch an fode
En mound que fust viuaunt.

Ys siden were sore,
Le sang de ly cora;
That lond wes forlore,
Mes il le rechata.
Vch bern that wes ybore
En enfern descenda;
He tholede deth ther-fore,
En ciel puis mounta.

Tho Pilat herde the tydynge
Molt fu ioyous baroun;
He lette byfore him brynge
Iesu Nazaroun.
He wes ycrouned kynge
Pur nostre redempcioun.
Who-se wol me synge
Auera grant pardoun.

Tradução:

Serena mãe virgem,
Escute esta oração;

Proteja-me da vergonha
E de Satanás;
Pelo amor de sua criança
Salve-me da traição;
Eu estava louco e selvagem;
E agora estou em cativeiro.

Você é bela e nobre

E cheia de doçura;
De você veio o belo,
O soberano criador.
Virgem, eu te súplico

Por sua santa ajuda;
Seja gentil e calma comigo
Pelo seu amor.

Quando Judas achou Jesus,
E beijou-lo;

Ele foi espancado e preso,
Aquele que criou nos todos.
Seus ferimentos eram grandes,
Que os Judeus lhe deram;
Ele sofreu provações brutas

Mas pouco isso lhe incomodou.

Enquanto você ficava de naquele lugar,
Virgem, em profunda dor,

Você descansava debiaxo da cruz,
E viu o seu filho ser pendurado.
Você viu os seus lados sangrando,
A sua alma indo embora;

Ele causou medo a todas as criaturas
Que viviam neste mundo.

Seus lados estavam com dor,
Seu sangue fluia;
Aquela terra estava perdida,

Mas ele a resgatou.
Todo homem que nasceu
Desceu ao inferno;
Ele sofreu sua morte por isto,
E então subiu aos céus.

Quando Pilatus ouviu a noticía;
O senhor estava cheio de alegria;
Ele fez com que Jesus de Nazaré
Fosse posto deante dele.
Ele foi coroado rei

Para nossa redenção.
Quem estiver disposto a cantar sobre mim [Jesus]
Receberá um grande perdão.

Página do manuscrito MS Har
ley 2253, f. 83r:



Detalhe do poema:


Nenhum comentário:

Postar um comentário